terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto: Importancia da familia na escola


                


            Tendo como temática central “A importância da Família na Escola, este projeto tem o intuito de mobilizar os pais sobre a importância da sua atuação no ensino aprendizagem de seus filhos, mostrando que é essencial a relação familiar para o desenvolvimento cognitivo da criança.
             Pretende-se discutir com a aplicação deste projeto as situações de conflitos no ambiente escolar decorrente a essência da família. Além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, priorizando a relação e a comunidade escolar.

Justificativa:

               A ausência da família nos espaços educacionais provocam atitudes violentas, baixo rendimento e conseqüentemente a evasão escolar, infelizmente alguns pais não se conscientizam da relevância do apoio deles junto a instituição de ensino de seus filhos. Os pais não conseguem internalizar que a escola possui outros objetivos a serem desenvolvidos com os educandos, isso não quer dizer que o ambiente educacional não deve e preocupar com o desenvolvimento afetivo e as relações de vinculo desenvolvidos pelos  alunos, as escolas comporta-se diferente da família, pois organiza critérios específicos para avaliar o desempenho, a maturidade e o desenvolvimento da criatividade.
               Segundo Dolores (1998) é importante que a família participe constantemente das atividades propostas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de ensino aprendizagem, a família deve dar continuidade a esse processo iniciativo.   
                A iniciativa família X escola é atualmente um tema em destaque na discussão sobre a garantia do sucesso ou fracasso dos alunos. Freqüentemente ouve-se dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desempenho do aluno.
               Negrini ( 1994) comprova que a educação que vem antes da escola, aquela herdada pela família é que vai definir a personalidade do individuo no contexto escolar.
Portanto este ressalta a importância da família no contexto da educação moral e da formação de princípios e valores basilados na construção do cidadão. 

OBJETIVOS:
ü                         Refletir a importância da família na escola, tomando como partida as narrativas de alunos e professores.
ü                    Discutir a participação familiar no espaço escolar
ü                   Analisar as concepções de família e o processo educativo

METODOLOGIA:
ü                    Musica Renato Russo ( Pais e Filhos) Reflexão da Música
ü                    Apresentação dos slides, com explicação dos do assunto.











Pedagogia Empresarial







TOMAZETTO, Gesieli, RIBAS, Klevi Mary Fanfa. A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA E SUA EVOLUÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MODERNAS. In: Revista  Eletrônica Lato Senso_ano2,n1 jul.2007. Disponível em: Http:unicentro.com.br  *acesso 30.06.2011

Resenhado por Elisa Gomes de Andrade da Silva

A autora do artigo é Pós-Graduanda do Curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu) em Pedagogia Empresarial. UNICENTRO. 2006

Uma das áreas em que a pedagogia tem se desenvolvido e tem adquirido uma importância significativa é, indubitavelmente, a pedagogia empresarial. Tal crescimento teórico acontece apenas no meio acadêmico, mas a situação mercadológica aponta para uma tendência de crescimento na absorção de pedagogos por empresas dos mais diversos ramos comerciais, que passaram a incluir no setor de gestão de pessoas profissionais da área da pedagogia, embora se comparado a relevância do trabalho do pedagogo empresarial este crescimento ainda é tímido.
O objetivo de toda e qualquer empresa é gerar lucros. E a maximização desses lucros perpassa por um grupo de funcionários qualificados para executar o trabalho que lhe é inerente. Além disso, as empresas precisam que seu funcionário tenha condições de acompanhar as mudanças e evoluções na função que ele exerce, para tanto, a aprendizagem se torna elemento chave dentro de uma empresa que se propõe em estar em sintonia com os avanços e as necessidades de sua área de ação. Os funcionários precisam se manter atualizados com as tecnologias, métodos e processos utilizados e desenvolvidos pela empresa, visando criar um ambiente permanente de aprendizado e desenvolvimento profissional. Nestes termos, a experiência profissional deve estar associada à aprendizagem.
Um dos propósitos da Pedagogia na Empresa é a de qualificar todo o pessoal da organização nas áreas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e produtividade organizacionais.
Esse texto é indicado para todos aqueles envolvidos na pedagogia empresarial e tem como objetivo principal alcançar lucros e produtividade na empresa beneficiando e capacitando seus funcionários.


Novas tecnologias e a educação



Não resta dúvida de que, nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação on-line atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa e significativa ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; é evidente o acesso rápido e eficiente na obtenção de informações relevantes e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas.
Hoje a tecnologia é útil ao aprendizado, pois o seu desconhecimento vem gerando no mundo atual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita.Mas agora vem a seguinte pergunta, o que é necessário? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, pois depende do contexto, da realidade em que se vive e da autonomia de cada um. O que se pode afirmar, sem erro, é que é preciso entender que o essencial é acreditar no potencial cognitivo de cada um. "É essencial à descoberta da alegria do conhecimento, pois ela é à base da autonomia e da subjetividade".
Para o docente que vê na tecnologia uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade e principalmente lutar contra o discurso neoliberal paralisante que domina o meio educacional. É preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da história da utilização da informática na educação no Brasil.
As transformações nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade contemporânea, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem, tanto no que diz respeito ao que é feito nas escolas, quanto a como é feito. Precisamos então começar a pensar no que realmente pode ser feito a partir da utilização dessas novas tecnologias, particularmente da Internet, no processo educativo. Para isso, é necessário compreender quais são suas especificidades técnicas e seu potencial pedagógico.
As Novas Tecnologias e Educação visa discutir as possibilidades que o ciberespaço oferece para a criação de novos padrões de aquisição e construção dos conhecimentos, ao permitir o uso integrado e interativo de diversas mídias, a exploração hipertextual de um volume enorme de informações e a comunicação a distancia.


ALVES, N. Imagens de tecnologias nos cotidianos das escolas, discutindo a relação "localuniversal". In: ROMANOWSKI et al. (Org.). Conhe- 1199 Educ. Soc., Campinas, vol. 25, diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 2004.
BARRETO, R.G.; LEHER, R. Trabalho docente e as reformas neoliberais. In: OLIVEIRA, D.A. (Org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.


Ensino a distância traz flexibilidade de tempo e custo, mas é preciso tomar cuidado; veja dicas


 
Maior flexibilidade de tempo, de horários de estudo e custo inferior em relação aos cursos 100% presenciais: esses fatores estimulam a procura pelo ensino a distância como alternativa mais adequada à rotina dos estudantes. Mas, como saber se um curso é bom ou não?
De acordo com o censo de educação superior de 2009, os cursos de graduação de EAD (ensino a distância) - aumentaram 30% em relação ao ano anterior, enquanto os presenciais, 12,5%.  Os cursos a distância mais requisitados foram pedagogia, administração, serviço social e orientação, ciências contábeis, matemática, ciências biológicas, história, comunicação social e ciências ambientais e proteção ambiental. Desses, somente os cursos de pedagogia e administração somam 61,5% do total de matrículas na modalidade.
No Brasil, a cultura do ensino e aprendizado a distância é relativamente nova. De 2000 para 2010 a procura aumentou expressivamente. Conforme números revelados pelo MEC, no primeiro semestre do ano passado havia aproximadamente 879 mil alunos matriculados na graduação à distância, quantidade muito superior aos cinco mil inscritos há dez anos.

Método

Segundo o professor João Mattar, especialista em EAD da Universidade Anhembi Morumbi, é preciso atentar mais para a qualidade dos modelos de conteúdo adotados do que para a quantidade, seja de alunos matriculados, seja de instituições de ensino superior a distância. "Sou muito crítico ao formato que a maioria dos cursos a distância disponibiliza para os alunos. Geralmente um professor especialista elabora o conteúdo, em arquivos pdf e PowerPoint, por exemplo, e este é praticamente jogado ao aluno sem que haja a figura de um professor atuando ativamente", diz. "Eles colocam um tutor à disposição de 300 alunos que não é obrigado a ter graduação e recebe salários muito inferiores ao de um professor universitário. Isso é uma precarização do nosso trabalho.”

Modelos

Mas questionar os modelos de conteúdo adotados e também o quadro de profissionais envolvidos no ensino superior não é propriamente uma particularidade dos cursos a distância. "A qualidade da educação superior é díspare. Vale para a presencial e para os cursos a distância. A diferença é que a EAD já vem com um espírito de agregar mais valor, à medida em que preza pela interatividade, discussão, debates. É mais acessível, elimina distâncias, reduz custos. Dessa forma, ajuda a acelerar a educação, a qualidade de ensino e aumenta a rentabilidade', afirma Stavros Xanthopoylos, diretor da FGV online.
Para o professor João Mattar, a educação caminha para um cenário em que não haverá quase diferença entre o presencial e a distância. "As metodologias já estão se misturando, tanto é que hoje as instituições presenciais são autorizadas a ter 20% de sua carga utilizada a distância. Isso é muito interessante, funciona, mas é preciso que o professor esteja vinculado, que agregue conteúdo, que tenha criatividade e apoio para exercitar modelos diferentes", afirma.