segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resumo crítico sobre os Desafios da Educação Básica - Pedro Demo




Segundo Demo, existem diversos tipos desafios na educação básica. Para que o professor exerça seu papel com qualidade é preciso seguir alguns requisitos básicos.
O professor precisa estar capacitado para enfrentar as diversas exigências do cotidiano educacional.
A modernidade da educação básica está pautada na capacidade de aprender; no professor, no estudante e no sistema educacional como um todo. Visto isso, as instrumentalizações eletrônicas ainda não serão capazes de substituir a escola que passa a ser um lugar de motivação e capacidade de construir a atualização e a auto-suficiência.
O professor do ensino básico carece primar pela capacidade de ensino; precisa renovar seus conhecimentos, construir projetos pedagógicos visando à melhoria da aprendizagem de seu alunado, baseando-se na realidade da comunidade escolar.
O autor do texto qualifica a educação básica como o cerne da questão inovadora em educação, o eixo da estratégia do aprender a aprender, saber pensar, compreender a realidade globalmente, avaliando processos sociais e produtivos. Sendo a educação básica o âmbito a que se destina o professor que se quer formar, o perfil desse futuro profissional não pode comportar imprecisões.
Portanto, é necessário que o professor seja dinâmico, adquirir conhecimentos que facilite sua desenvoltura e pratique a leitura criticamente e, alem de tudo, ser um profissional atualizado em todos os âmbitos educacionais.

autora.. Lis


Referencia Bibliográfica:

DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998

Ensaio Científico - Pedagogia Empresarial





Esse trabalho tem como objetivo principal ampliar o conhecimento e esclarecer a cerca da atuação do pedagogo empresarial frente a uma nova realidade e necessidade. A metodologia aplicada a este estudo foi baseada em uma pesquisa científica, e foi embasada em dados fornecidos pela empresa  Frango e Cia. cujos principais objetivos é promover a união, o sucesso, a qualificação de seus funcionários visando um futuro promissor para a empresa.
Tendo em vista que a educação e o mercado de trabalho vêm passando por mudanças significativas e acentuadas nos últimos anos como sendo de reavaliação de pressupostos e de paradigmas que, até então, sustentavam a sociedade vigente, as organizações precisam maximizar as chances de continuar no mercado, readaptando-se às “novas” tendências deste período.
A cada dia que passa, deparamo-nos com uma diversidade bastante ampla de situações diversas, que, na maior parte das vezes, é fruto da economia globalizada em que vivemos, onde a exigência de atualização e reciclagem das informações é cada vez mais necessária. O profissional deve estar sempre atualizado no âmbito profissional e oferecer á empresa onde estar inserido conhecimento satisfatório para o empregador. Atualmente, algumas atividades chegaram a tal ponto que máquinas estão substituindo o homem e com isso as empresas estão exigindo cada vez mais de seus funcionários em busca de melhoria da qualidade, buscando novas qualificações profissionais, a multifuncionalidade, desempenho do serviço com maior precisão e perfeição, com o objetivo de trazer o retorno esperado, o lucro. Entende-se que um trabalho harmonioso de uma equipe é importante; no entanto, há pouco investimento por parte de algumas empresas em capacitar, apoiar os empregados, ouvir suas necessidades e sugestões, reforçar a importância do trabalho em equipe.
Compreende-se a formação continuada do profissional, como o processo de formar em servidores de qualidade, é o espaço de reflexão simultânea entre o que estou fazendo e como posso fazer esta mesma ação de uma forma melhor. A formação continuada é um ambiente onde os saberes e práticas vão sendo ressiginificados, reconstextualizados, e constituir-se um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a práticaddopprofissional,ddacconstruçãoddennovasccompetênciasnnaaáreaeemqqueaatua.
O termo Pedagogia Empresarial foi empregado pela primeira vez no início da década de 1980, quando surgiram alguns poucos cursos universitários sobre a matéria. O enfoque da Pedagogia Empresarial foi, em princípio, o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoas nas organizações empresariais.
O Pedagogo Empresarial é um profissional que domina determinados saberes, que em situação de quê, transforma e dá novas configurações e ao mesmo tempo, assegura a dimensão ética dos saberes, no cotidiano do seu trabalho. Seu domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para atuação na gestão de pessoas: coordenando equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos.
A qualificação do funcionário em uma empresa é primordial para o desenvolvimento e a empreendimento da mesma. Na empresa em que se realizou a pesquisa científica não há um pedagogo empresarial, entretanto, quem cumpre essa função é um profissional graduado, habilitado em Gestão de pessoas, que é o Gerente de Recursos Humanos. Esse profissional tem a função de planejar e coordenar as atividades de recursos humanos, visando criar as condições para que a empresa possa recrutar desenvolver, treinar, motivar os recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento.
O local onde se realizou a pesquisa promove a formação continuada e tem convênio com faculdades com o intuito de beneficiar seus funcionários, garantindo a redução de custo para o colaborador e incentivos educacionais. Além disso, constantemente, são realizados treinamentos periodicamente e todo o funcionário admitido se faz necessário passar por um treinamento antes de assumir a função. E, existem também treinamentos de motivação semestralmente. Segundo a Gerente da empresa, os treinamentos são ministrados pela Coordenadora do de Recursos Humanos - RH, Assistente de RH e, de seis em seis meses um profissional da área de outra empresa é convidado para ministrar palestras motivacionais para os funcionários. Os cursos que a empresa promove são de acordo a urgência setor. Quando há cursos em outra cidade, a empresa envia o funcionário para participar do curso ou treinamento de acordo a necessidade da empresa.
Para atuar nessa área da Pedagogia empresarial ou assumir essa função não é muito fácil. Existem diversos desafios. Diferentemente do que podem pensar alguns, não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não estão engajadas ou enxergando uma necessidade imediata. Isto requer muito trabalho. É preciso estudo e observações cuidadosas do que está acontecendo dentro da empresa e entender o seu ecossistema, como ele funciona e por que existe um desequilíbrio dentro dele. Tal diagnóstico requer do Pedagogo Empresarial observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade e desejo efetivo pela descoberta dos pontos de desequilíbrio dentro da corporação. De acordo com Ferreira 1985, Um dos propósitos da Pedagogia na Empresa é a de qualificar todo o pessoal da organização nas áreas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e produtividade organizacional. (FERREIRA, 1985, p. 74).
O desejo de ser um profissional cada vez, mas competente, e a própria dinâmica do mercado de trabalho, levou o profissional a buscar a sua própria formação. Nesta fase ocorre o período de transição entre o modelo aprendido e as receitas mais pragmáticas que envolvem o ambiente profissional.
O profissional mede a distância entre o que imaginava e o que está vivenciando, sem saber ainda que este desvio é normal, não tem relação com sua incompetência, nem com sua fragilidade pessoal, mas que está ligada à diferença quehháeentreaappráticaaautônomaeettudoooqquejjácconhecia.(PERRENOUD,2002p.18-19)
PERRENOUD (2002) salienta que para formar um profissional reflexivo é preciso acima de tudo formar um profissional capaz de dominar sua própria evolução, construindo competências e saberes mais ou menos profundos a partir de suas aquisições e de suas experiências. Nesta perspectiva de proporcionar o desenvolvimento de competências reflexivas, de ressignificação dos discursos e dos sabres, a auto- formação continuada apresenta-se como sendo uma condição imprescindível para o desenvolvimento da retextualização dos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas também se representa como um espaço de construção e reconstrução de novos conhecimentos e práticas pedagógicas, implicando em alterações na organização, nos conteúdos, nas estratégias, recursos, refletindo-seppositivamente nas relações sociaiseestabelecidaseentreeequipesppedagógicas.
Os saberes profissionais são, pois, saberes da ação. Essa hipótese reforça a idéia de que os saberes profissionais são trabalhados e reconfigurados no contexto do próprio trabalho. Ou seja, é sobre as situações dilemáticas ou de conflitos que se remodelam as saberes com vistas ás respostas impostas no cotidiano. (D´ÁVILA, SONNEVILLE , 2008, p 23).
As empresas precisam ser capazes de enxergar seus funcionários como parceiros e envolvê-los, em busca dos resultados, mostrando, com clareza e transparência de todas as situações e condições que lhe são impostas. O funcionário deve ser capaz de identificar, interpretar, decifrar todas as condições, ter um olhar global da organizacional para que juntos, gestores e parceiros, possam trabalhar como equipe, onde os setores são diferentes, mas a qualidade e o envolvimento são o mesmo. O trabalho pedagógico organizacional é importante, pois, visa melhorar as condições de trabalho da organização, como também, dos funcionários, cujo objetivo principal é a qualificação profissional.
Cabe à pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de informações e conhecimentos, tendo como finalidade principal provocar mudanças no comportamento das pessoas de modoqqueeestas melhoremttantoaaqqualidadeddosseuddesempenhopprofissional quantoppessoal.
Podemos concluir que o pedagogo empresarial precisa de uma formação filosófica, humanística e técnica sólida. Ele sabe que o foco do seu trabalho deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mútuas, através de suas ações de humanização. Contudo, devemos dar ênfase para o desenvolvimento da sociedade sustentável que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão.
Diante do assunto exposto, percebe-se a necessidade da existência de um pedagogo numa empresa, pois esse profissional atenderá de forma educativa e organizacional a todos os funcionários da mesma. É preciso haver maiores investimentos nessa área de forma que, o aperfeiçoamento e a qualificação dos integrantes sejam capacitados no próprio ambiente em que estão inseridos, proporcionando maior lucro para empresa e comodidade para os mesmos. E, consequentemente a empresa seria beneficiada em diversos aspectos, principalmente financeiramente.

Autora : Lis


Referencia Bibliográfica


D'Ávila, Cristina ; VEIGA, Ilma Passos . Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Dom Quixote, 2002

Escola Pública: Uma reflexão sobre Gestão Democrática




O tema gestão escolar democrática é discutido, atualmente, porque tem a função de procurar soluções para uma transformação e melhoria no sistema atual de ensino, destacando-se as mudanças que se direcionam a descentralização do poder, a necessidade de um trabalho realizado com ampla participação de todos os segmentos da escola e da comunidade, para envolver a sociedade como um todo.
A escola tem a função primordial de transmitir conhecimentos, porem, com os avanços tecnológicos no mundo atual, se faz necessário que a escola esteja direcionada aos conhecimentos de nível elevado para preparar o aluno a serem criativo e pensante, com objetivo de formar cidadãos críticos e que se comprometam a uma participação mais efetiva, para obter resultados com eficácia, favoráveis ao desenvolvimento do estabelecimento.
A Gestão democrática tem a finalidade de viabilizar o ensino aprendizagem fortalecendo a educação entre a comunidade em que ela está inserida e transformando os participantes dessa comunidade em cidadãos reflexivos, pensantes e atuantes nas diversas áreas da vida.
A administração escolar envolve toda a comunidade que nela está inserida, e a finalidade primordial é a melhoria e a qualidade do ensino aprendizagem de seu alunado.
A educação é um processo humano que possui uma especificidade humana de formar cidadãos por meio de conteúdos não materiais que são as idéias, teorias, valores, conteúdos estes que vão influir decisivamente na vida de cada um.
A desigualdade social e financeira das pessoas de classe média e baixa tem sido alarmante e tem contribuído de forma brusca para um fracasso no desempenho da criança que vive em condições precárias e que resulta na deficiência da aprendizagem da mesma. Diante dessa conclusão, a iniciativa dos profissionais de ensino pela busca na qualidade de ensino foi inevitável. A escola tem realizado um trabalho voltado á busca na qualidade de ensino, conquistando seu alunado a permanecer na escola, tornando-a num espaço prazeroso e eficaz.
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participação de decisões. A participação consiste uma das bandeiras fundamentais a serem implantadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
A educação, como prática social, constitui direito social ao individuo. Historicamente, muitas lutas e investimentos nessa área foram desenvolvidos no intuito de garantir esse direito a todos, a partir da expansão da democratização das oportunidades de escolarização.
e constituída por meio de ações educativas que promovem a formação de sujeitos concretos: éticos, participativos, críticos e criativos. Portanto, a organização escolar realiza o papel de garantir aos indivíduos o acesso ao conhecimento acumulado no decorrer da história.
Portanto, a educação almejada por todos, passa necessariamente pela aliança de vários fatores que implementam a efetivação significativa da gestão democrática na Unidades Escolares.

Algumas referencias bibliográficas


CURY, C.R.J. "Gestão democrática" da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001
LUCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Revista em Aberto, Brasília, v.17 p. 11-32 fev. /jun. 2000
MARTINS, A. M. 2001. Autonomia e Gestão da Escola Pública: Entre a Teoria e a Prática. Campinas, SP. Tese de Doutorado. Unicamp – Faculdade de educação, 175 p.





Autora da monografia  Lis Gomes