segunda-feira, 25 de julho de 2011

Resumo crítico sobre os Desafios da Educação Básica - Pedro Demo




Segundo Demo, existem diversos tipos desafios na educação básica. Para que o professor exerça seu papel com qualidade é preciso seguir alguns requisitos básicos.
O professor precisa estar capacitado para enfrentar as diversas exigências do cotidiano educacional.
A modernidade da educação básica está pautada na capacidade de aprender; no professor, no estudante e no sistema educacional como um todo. Visto isso, as instrumentalizações eletrônicas ainda não serão capazes de substituir a escola que passa a ser um lugar de motivação e capacidade de construir a atualização e a auto-suficiência.
O professor do ensino básico carece primar pela capacidade de ensino; precisa renovar seus conhecimentos, construir projetos pedagógicos visando à melhoria da aprendizagem de seu alunado, baseando-se na realidade da comunidade escolar.
O autor do texto qualifica a educação básica como o cerne da questão inovadora em educação, o eixo da estratégia do aprender a aprender, saber pensar, compreender a realidade globalmente, avaliando processos sociais e produtivos. Sendo a educação básica o âmbito a que se destina o professor que se quer formar, o perfil desse futuro profissional não pode comportar imprecisões.
Portanto, é necessário que o professor seja dinâmico, adquirir conhecimentos que facilite sua desenvoltura e pratique a leitura criticamente e, alem de tudo, ser um profissional atualizado em todos os âmbitos educacionais.

autora.. Lis


Referencia Bibliográfica:

DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário