terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto: Importancia da familia na escola


                


            Tendo como temática central “A importância da Família na Escola, este projeto tem o intuito de mobilizar os pais sobre a importância da sua atuação no ensino aprendizagem de seus filhos, mostrando que é essencial a relação familiar para o desenvolvimento cognitivo da criança.
             Pretende-se discutir com a aplicação deste projeto as situações de conflitos no ambiente escolar decorrente a essência da família. Além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, priorizando a relação e a comunidade escolar.

Justificativa:

               A ausência da família nos espaços educacionais provocam atitudes violentas, baixo rendimento e conseqüentemente a evasão escolar, infelizmente alguns pais não se conscientizam da relevância do apoio deles junto a instituição de ensino de seus filhos. Os pais não conseguem internalizar que a escola possui outros objetivos a serem desenvolvidos com os educandos, isso não quer dizer que o ambiente educacional não deve e preocupar com o desenvolvimento afetivo e as relações de vinculo desenvolvidos pelos  alunos, as escolas comporta-se diferente da família, pois organiza critérios específicos para avaliar o desempenho, a maturidade e o desenvolvimento da criatividade.
               Segundo Dolores (1998) é importante que a família participe constantemente das atividades propostas pela escola, incentivando seus filhos para o mesmo, pois esta união de esforços enriquecerá todo o processo de ensino aprendizagem, a família deve dar continuidade a esse processo iniciativo.   
                A iniciativa família X escola é atualmente um tema em destaque na discussão sobre a garantia do sucesso ou fracasso dos alunos. Freqüentemente ouve-se dos professores que o apoio da família é essencial para o bom desempenho do aluno.
               Negrini ( 1994) comprova que a educação que vem antes da escola, aquela herdada pela família é que vai definir a personalidade do individuo no contexto escolar.
Portanto este ressalta a importância da família no contexto da educação moral e da formação de princípios e valores basilados na construção do cidadão. 

OBJETIVOS:
ü                         Refletir a importância da família na escola, tomando como partida as narrativas de alunos e professores.
ü                    Discutir a participação familiar no espaço escolar
ü                   Analisar as concepções de família e o processo educativo

METODOLOGIA:
ü                    Musica Renato Russo ( Pais e Filhos) Reflexão da Música
ü                    Apresentação dos slides, com explicação dos do assunto.











3 comentários: