segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escola Pública: Uma reflexão sobre Gestão Democrática




O tema gestão escolar democrática é discutido, atualmente, porque tem a função de procurar soluções para uma transformação e melhoria no sistema atual de ensino, destacando-se as mudanças que se direcionam a descentralização do poder, a necessidade de um trabalho realizado com ampla participação de todos os segmentos da escola e da comunidade, para envolver a sociedade como um todo.
A escola tem a função primordial de transmitir conhecimentos, porem, com os avanços tecnológicos no mundo atual, se faz necessário que a escola esteja direcionada aos conhecimentos de nível elevado para preparar o aluno a serem criativo e pensante, com objetivo de formar cidadãos críticos e que se comprometam a uma participação mais efetiva, para obter resultados com eficácia, favoráveis ao desenvolvimento do estabelecimento.
A Gestão democrática tem a finalidade de viabilizar o ensino aprendizagem fortalecendo a educação entre a comunidade em que ela está inserida e transformando os participantes dessa comunidade em cidadãos reflexivos, pensantes e atuantes nas diversas áreas da vida.
A administração escolar envolve toda a comunidade que nela está inserida, e a finalidade primordial é a melhoria e a qualidade do ensino aprendizagem de seu alunado.
A educação é um processo humano que possui uma especificidade humana de formar cidadãos por meio de conteúdos não materiais que são as idéias, teorias, valores, conteúdos estes que vão influir decisivamente na vida de cada um.
A desigualdade social e financeira das pessoas de classe média e baixa tem sido alarmante e tem contribuído de forma brusca para um fracasso no desempenho da criança que vive em condições precárias e que resulta na deficiência da aprendizagem da mesma. Diante dessa conclusão, a iniciativa dos profissionais de ensino pela busca na qualidade de ensino foi inevitável. A escola tem realizado um trabalho voltado á busca na qualidade de ensino, conquistando seu alunado a permanecer na escola, tornando-a num espaço prazeroso e eficaz.
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participação de decisões. A participação consiste uma das bandeiras fundamentais a serem implantadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
A educação, como prática social, constitui direito social ao individuo. Historicamente, muitas lutas e investimentos nessa área foram desenvolvidos no intuito de garantir esse direito a todos, a partir da expansão da democratização das oportunidades de escolarização.
e constituída por meio de ações educativas que promovem a formação de sujeitos concretos: éticos, participativos, críticos e criativos. Portanto, a organização escolar realiza o papel de garantir aos indivíduos o acesso ao conhecimento acumulado no decorrer da história.
Portanto, a educação almejada por todos, passa necessariamente pela aliança de vários fatores que implementam a efetivação significativa da gestão democrática na Unidades Escolares.

Algumas referencias bibliográficas


CURY, C.R.J. "Gestão democrática" da educação: exigências e desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Bernardo do Campo, v. 18, n. 2, p. 163-174, jul./dez. 2002
LIBÂNEO, José C. Organização e gestão da Escola. Goiânia: Alternativa, 2001
LUCK, H. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Revista em Aberto, Brasília, v.17 p. 11-32 fev. /jun. 2000
MARTINS, A. M. 2001. Autonomia e Gestão da Escola Pública: Entre a Teoria e a Prática. Campinas, SP. Tese de Doutorado. Unicamp – Faculdade de educação, 175 p.





Autora da monografia  Lis Gomes

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