segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ensaio Científico - Pedagogia Empresarial





Esse trabalho tem como objetivo principal ampliar o conhecimento e esclarecer a cerca da atuação do pedagogo empresarial frente a uma nova realidade e necessidade. A metodologia aplicada a este estudo foi baseada em uma pesquisa científica, e foi embasada em dados fornecidos pela empresa  Frango e Cia. cujos principais objetivos é promover a união, o sucesso, a qualificação de seus funcionários visando um futuro promissor para a empresa.
Tendo em vista que a educação e o mercado de trabalho vêm passando por mudanças significativas e acentuadas nos últimos anos como sendo de reavaliação de pressupostos e de paradigmas que, até então, sustentavam a sociedade vigente, as organizações precisam maximizar as chances de continuar no mercado, readaptando-se às “novas” tendências deste período.
A cada dia que passa, deparamo-nos com uma diversidade bastante ampla de situações diversas, que, na maior parte das vezes, é fruto da economia globalizada em que vivemos, onde a exigência de atualização e reciclagem das informações é cada vez mais necessária. O profissional deve estar sempre atualizado no âmbito profissional e oferecer á empresa onde estar inserido conhecimento satisfatório para o empregador. Atualmente, algumas atividades chegaram a tal ponto que máquinas estão substituindo o homem e com isso as empresas estão exigindo cada vez mais de seus funcionários em busca de melhoria da qualidade, buscando novas qualificações profissionais, a multifuncionalidade, desempenho do serviço com maior precisão e perfeição, com o objetivo de trazer o retorno esperado, o lucro. Entende-se que um trabalho harmonioso de uma equipe é importante; no entanto, há pouco investimento por parte de algumas empresas em capacitar, apoiar os empregados, ouvir suas necessidades e sugestões, reforçar a importância do trabalho em equipe.
Compreende-se a formação continuada do profissional, como o processo de formar em servidores de qualidade, é o espaço de reflexão simultânea entre o que estou fazendo e como posso fazer esta mesma ação de uma forma melhor. A formação continuada é um ambiente onde os saberes e práticas vão sendo ressiginificados, reconstextualizados, e constituir-se um espaço de produção de novos conhecimentos, de troca de diferentes saberes, de repensar e refazer a práticaddopprofissional,ddacconstruçãoddennovasccompetênciasnnaaáreaeemqqueaatua.
O termo Pedagogia Empresarial foi empregado pela primeira vez no início da década de 1980, quando surgiram alguns poucos cursos universitários sobre a matéria. O enfoque da Pedagogia Empresarial foi, em princípio, o Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoas nas organizações empresariais.
O Pedagogo Empresarial é um profissional que domina determinados saberes, que em situação de quê, transforma e dá novas configurações e ao mesmo tempo, assegura a dimensão ética dos saberes, no cotidiano do seu trabalho. Seu domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes que, somadas à experiência dos profissionais de outras áreas, constituem instrumentos importantes para atuação na gestão de pessoas: coordenando equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos.
A qualificação do funcionário em uma empresa é primordial para o desenvolvimento e a empreendimento da mesma. Na empresa em que se realizou a pesquisa científica não há um pedagogo empresarial, entretanto, quem cumpre essa função é um profissional graduado, habilitado em Gestão de pessoas, que é o Gerente de Recursos Humanos. Esse profissional tem a função de planejar e coordenar as atividades de recursos humanos, visando criar as condições para que a empresa possa recrutar desenvolver, treinar, motivar os recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e crescimento.
O local onde se realizou a pesquisa promove a formação continuada e tem convênio com faculdades com o intuito de beneficiar seus funcionários, garantindo a redução de custo para o colaborador e incentivos educacionais. Além disso, constantemente, são realizados treinamentos periodicamente e todo o funcionário admitido se faz necessário passar por um treinamento antes de assumir a função. E, existem também treinamentos de motivação semestralmente. Segundo a Gerente da empresa, os treinamentos são ministrados pela Coordenadora do de Recursos Humanos - RH, Assistente de RH e, de seis em seis meses um profissional da área de outra empresa é convidado para ministrar palestras motivacionais para os funcionários. Os cursos que a empresa promove são de acordo a urgência setor. Quando há cursos em outra cidade, a empresa envia o funcionário para participar do curso ou treinamento de acordo a necessidade da empresa.
Para atuar nessa área da Pedagogia empresarial ou assumir essa função não é muito fácil. Existem diversos desafios. Diferentemente do que podem pensar alguns, não se resume a conduzir dinâmicas de grupo e preparar material de treinamento para o qual as pessoas não estão engajadas ou enxergando uma necessidade imediata. Isto requer muito trabalho. É preciso estudo e observações cuidadosas do que está acontecendo dentro da empresa e entender o seu ecossistema, como ele funciona e por que existe um desequilíbrio dentro dele. Tal diagnóstico requer do Pedagogo Empresarial observação, envolvimento, desprendimento, coragem, preparo técnico, ousadia, vontade, criatividade e desejo efetivo pela descoberta dos pontos de desequilíbrio dentro da corporação. De acordo com Ferreira 1985, Um dos propósitos da Pedagogia na Empresa é a de qualificar todo o pessoal da organização nas áreas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e produtividade organizacional. (FERREIRA, 1985, p. 74).
O desejo de ser um profissional cada vez, mas competente, e a própria dinâmica do mercado de trabalho, levou o profissional a buscar a sua própria formação. Nesta fase ocorre o período de transição entre o modelo aprendido e as receitas mais pragmáticas que envolvem o ambiente profissional.
O profissional mede a distância entre o que imaginava e o que está vivenciando, sem saber ainda que este desvio é normal, não tem relação com sua incompetência, nem com sua fragilidade pessoal, mas que está ligada à diferença quehháeentreaappráticaaautônomaeettudoooqquejjácconhecia.(PERRENOUD,2002p.18-19)
PERRENOUD (2002) salienta que para formar um profissional reflexivo é preciso acima de tudo formar um profissional capaz de dominar sua própria evolução, construindo competências e saberes mais ou menos profundos a partir de suas aquisições e de suas experiências. Nesta perspectiva de proporcionar o desenvolvimento de competências reflexivas, de ressignificação dos discursos e dos sabres, a auto- formação continuada apresenta-se como sendo uma condição imprescindível para o desenvolvimento da retextualização dos saberes adquiridos durante a formação inicial, mas também se representa como um espaço de construção e reconstrução de novos conhecimentos e práticas pedagógicas, implicando em alterações na organização, nos conteúdos, nas estratégias, recursos, refletindo-seppositivamente nas relações sociaiseestabelecidaseentreeequipesppedagógicas.
Os saberes profissionais são, pois, saberes da ação. Essa hipótese reforça a idéia de que os saberes profissionais são trabalhados e reconfigurados no contexto do próprio trabalho. Ou seja, é sobre as situações dilemáticas ou de conflitos que se remodelam as saberes com vistas ás respostas impostas no cotidiano. (D´ÁVILA, SONNEVILLE , 2008, p 23).
As empresas precisam ser capazes de enxergar seus funcionários como parceiros e envolvê-los, em busca dos resultados, mostrando, com clareza e transparência de todas as situações e condições que lhe são impostas. O funcionário deve ser capaz de identificar, interpretar, decifrar todas as condições, ter um olhar global da organizacional para que juntos, gestores e parceiros, possam trabalhar como equipe, onde os setores são diferentes, mas a qualidade e o envolvimento são o mesmo. O trabalho pedagógico organizacional é importante, pois, visa melhorar as condições de trabalho da organização, como também, dos funcionários, cujo objetivo principal é a qualificação profissional.
Cabe à pedagogia a busca de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de informações e conhecimentos, tendo como finalidade principal provocar mudanças no comportamento das pessoas de modoqqueeestas melhoremttantoaaqqualidadeddosseuddesempenhopprofissional quantoppessoal.
Podemos concluir que o pedagogo empresarial precisa de uma formação filosófica, humanística e técnica sólida. Ele sabe que o foco do seu trabalho deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mútuas, através de suas ações de humanização. Contudo, devemos dar ênfase para o desenvolvimento da sociedade sustentável que produz o suficiente para si e para os seres dos ecossistemas onde ela se situa que toma da natureza somente o que ela pode repor; que mostra um sentido de solidariedade generacional, ao preservar para as sociedades futuras os recursos naturais de que elas precisarão.
Diante do assunto exposto, percebe-se a necessidade da existência de um pedagogo numa empresa, pois esse profissional atenderá de forma educativa e organizacional a todos os funcionários da mesma. É preciso haver maiores investimentos nessa área de forma que, o aperfeiçoamento e a qualificação dos integrantes sejam capacitados no próprio ambiente em que estão inseridos, proporcionando maior lucro para empresa e comodidade para os mesmos. E, consequentemente a empresa seria beneficiada em diversos aspectos, principalmente financeiramente.

Autora : Lis


Referencia Bibliográfica


D'Ávila, Cristina ; VEIGA, Ilma Passos . Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa, Dom Quixote, 2002

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